quinta-feira, 30 de julho de 2015

SOBRE O USO DO WHATSAPP



SOBRE O USO DO WHATSAPP

Mais uma vez o bem e o mal ocupam o mesmo lugar no espaço e tempo bastando apenas um pequeno manuseio no caleidoscópio. Apresentando: O bendito ou maldito whatsapp que está na casa, cabeça, coração e mesa de trabalho das pessoas, sejam altos executivos ou garotas de 12 anos, do ensino fundamental.

Graças a ciência, ao conhecimento ou a tecnologia, evoluímos e é esta uma “mega” ferramenta na viabilização de um mundo mais fluido. A comunicação pode perpassar por todos os níveis de forma rápida e se tratada estrategicamente de maneira eficaz. É fato, porém, que pode ser uma “faca de dois gumes” pois também pode colocar muita gente em saias justas se mal conduzida principalmente quando se trata de grupos de interesse comum (ou não tão em comum assim?).

É recorrente sermos adicionados em grupos de fraternidade da igreja, grupos de trabalhos da Pós, de terapia, da boite, de amigos... Enfim, uma infinidade que por vezes apitam o dia inteiro na melhor das intenções de dizer bom dia, boa tarde, boa noite, bom almoço (com foto), boa semana (também com foto de gatinhos, porquinhos ou flores). O que fazer? Como manter o foco? Como se manter isento? Como se comportar? Dia destes fui inclusa num grupo promocional de produtos de beleza que parecia mais uma chuva de panfletos e conversas femininas sobre produtos que não eram de meu interesse. Detalhe: ninguém me perguntou antes e a pessoa que me adicionou era alguém que eu não queria magoar. Imaginem a saia justa!

É preciso ter em mente que um grupo de whatsapp é uma sala de convívio mútuo. Uma sala de reuniões. Não se faz em uma sala de reunião virtual nada que não se faça numa sala de reuniões de trabalho ou qualquer outro convívio. Embora não estejamos nos vendo, estamos sendo observados e observando. O que expressamos e como o fazemos pode nos gerar muito sucesso ou muito prejuízo que vão desde fatores de imagem pessoal até mesmo situações legais ou jurídicas.

Recentemente me deparei com uma situação em que o gestor cobrava relatórios em horários fora do expediente. Noutro dia vivenciei (de corpo virtual presente) uma discussão em um grupo fraterno sobre preconceito e homofobia que quase chega às vias de fato se não fosse a boa condução do administrador e se não houvesse a limitação virtual. Vez ou outra escutamos casos de colaboradores que enviam fotos obscenas e piadas inconcebíveis que não poderiam estar presente nem mesmo fora do horário de trabalho, quem dirá no meio do expediente.

Existem algumas regrinhas de ouro que não são novas. Servem bem ao convívio presencial, tal qual para o virtual.

· Se quisermos falar com uma pessoa, falamos no reservado. No grupo o assunto deve ser o de interesse comum.

· O envio de bom dia, bom dia, bom dia... sem conteúdo é desnecessário, já que não significa relacionamento. Imagine uma reunião onde só se fala bom dia.

· As mensagens enormes, correntes, com textos enormes devem ser consideradas dentro de uma regra simples: é realmente necessário? Será de utilidade para maioria? Tenho intimidade com a maioria?

· Importante imaginar que baixar vídeo gasta dados e dados é dinheiro. Assim é realmente necessário mandar o vídeo? É ecologicamente correto gerar este custo.

· Cuidado ao fazer apologia a causas políticas e religiosas em grupo pois alguns podem se sentir ofendidos e se o grupo não tem este objetivo pode-se criar um clima desagradável.

· Evitar os gracejos de cunho sensual com colegas do grupo

· Cuidado com propagandas, spans dentre outros que acaba parecendo mercenário, salvo em grupos que tenham este fim e que os membros tenham aceitado fazer parte ou receber material promocional.

· Por fim, tenham um código de conduta e o administrador deve cumprir sua responsabilidade educativa ruma a uma postura ética e cidadã.

Enfim, a educação social, regras de convívio no mundo virtual devem ser as mesmas do mundo físico, pois este é apenas um jeito diferente de estarmos juntos. Uma dica para quem quer sair de situações difíceis ou apenas dos bips do grupo: Agradeça se declare honrado de ter sido convidado, diga que por questões de tempo não poderá ficar, deixe seus contatos e desapegue.

By G.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário