segunda-feira, 6 de maio de 2013

VELHO PAPO CABEÇA SOBRE LIBERDADE

Um blá blá por aí me fez resgatar este velho papo! Andei escrevendo por aqui (http://glauciaparreira.blogspot.com.br/2012/11/anseio-de-liberdade.html)  um dia destes e agora rememoro com prazer  compartilhando aqui com meus leitores. A propósito, estou FELIZ em saber que tenho amigos na Alemanha, nos EUA  em Portugal me seguindo. Como é linda a tecnologia! Gostaria muito de conhece-los. SEJAM BEM VINDOS!

Liberdade é a capacidade de usar que o mundo nos oferta para nosso próprio bem, respeitando limites, credos, crenças e raças. Liberdade é ter a coragem de pensar, de viver no presente, de estar onde sinta-se livre. Liberdade é crer na própria capacidade de mudar o que não lhe convém e apesar de tudo sentir os pés no chão em uma terra de valores tão deturpados. Liberdade e poder proclamar o bem, a justiça sobretudo respeitar nosso próprio corpo e respeitar as formas de ser e de viver de outras pessoas. Liberdade é um estado de espírito, disse alguém... Liberdade é filosofar, fazer poesia, amar sem olhar para trás.
Refletindo ainda agora, LIBERDADE É MATURIDADE. Pagamos caro pela maturidade. Esta cruel fase da vida, que nos liberta e aprisiona de e em nós mesmos, mas também nos dá o conforto de saber que estamos cada vez mais próximos de nossa missão. 

Em sala de aula, choramos (acho que choramos é muita gente. Quem chorou fui eu, eu mesma e irene) ao estudar Sartre. Chorei frente a constatação da verdade que naquele momento cri: "Em Sartre, temos a ideia de liberdade como uma pena, por assim dizer. "O homem está condenado a ser livre".
E assim, conforme vamos amadurecendo, vamos descobrindo os valores mais profundos da vida que de longe é a falsa liberdade pregada por ai (fazer o que quer, como quer, na hora que quer). 
Vamos descobrindo que : 
LIBERDADE É SEGURANÇA, AUTO- CONFIANÇA
E PARA MIM QUE TRABALHO HA TANTOS ANOS AJUDANDO AS PESSOAS A COSEGUIREM UM CARREIRA MELHOR PARA SUAS VIDAS... LIBERDADE É CONDIÇÃO.
glaucia, maio de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário