sexta-feira, 17 de maio de 2019

NÃO SE DEIXE SER PEGO DE "CALÇAS CURTAS"


Não se deixe ser pego  de calças curtas. Prepare se para as novas relações de trabalho. Se antes ter várias frentes de trabalho, mudar de carreira ou mesmo ter mais de uma era visto como falta de foco agora é percebido como multifocal. 
As relações de trabalho mudaram gente! Para quem está pronto para os novos tempos está sendo uma experiência rica e feliz navegando em céu de brigadeiro. 

A questão é que ninguém nasceu para ser uma coisa só a vida inteira. Não é preciso apegar-se com unhas e dentes à profissão que escolheu em sua adolescência. 

Na prática, tenho atendido muitos executivos que estão se reinventando. Alguns vão para o empreendedorismo sim e entendamos que empreendedorismo não é ser dono de  empresa mas dispor ao mercado seu talento para quem quer e pode pagar independente da forma contratação que hoje são as mais variadas. 

Outros vem transformando hobbies em atividades remuneradas e isto é também uma forma de emprego bem diferente do que fomos educados.

Com a era da conectividade, automação e virtualização das relações muitos postos de trabalho serão extintos. Mas sem pessimismo, muitos outros serão criados. Penso que serviços de cuidados com as pessoas serão tão valiosos quanto capacidade de manusear alta tecnologia. 

O tempo da valorização do workaholic está passando rápido e deixando um bom rastro de destruição expresso em transtornos de ansiedade, burnout, depressão e outras disfunções emocionais e fisiológicas que pesam nos bolsos de instituições e de pessoas mas também deixa muita transformação coroada por maior flexibilidade, liberdade e identidade para indivíduos resilientes.



Agora é tempo de transição, muitos executivos que atendo estão tendo que mudar sua forma de pensar a própria produtividade. É tempo de olhar para si, deixar de vender seu tempo para vender sua competência. Se você ainda não chegou ao ponto de ser pego de surpresa e obrigado a mudar, mude antes sua visão sobre sua empregabilidade. 

Glaucia Ribeiro 
Psicóloga 

Nenhum comentário:

Postar um comentário