LIDE COM SEU ESTRESSE




Por mais que a maioria das pessoas não perceba, todos possuem, em maior ou menor grau, algum nível de estresse.
O que é de fato está coisa? Estresse pode ser definido como hum conjunto de sintomas que ficam no corpo e na mente apos situações de impacto emocional. Parece que me refiro à grandes eventos? Absolutamente não apenas.

Desde o nosso nascimento já vivemos situação de desequilíbrio e reequilíbrio de nosso sistema vital. Faz parte de viver a produção de adrenalina parágrafo sobreviver, agir, vencer desafios e produzir prazer. Isto é bom, e do bem certamente, mas como tudo em excesso acaba por desestabilizar o sistema biopsicossocial.

Basta pensar em um dia comum: despertador toca e já nos colocamos na ativação máxima da vigília. Temos o trânsito, o relatório, o cliente esperando, o retorno do chefe, o companheiro (a) ligando no meio da reunião parágrafo um assunto doméstico... Coisas simples vão gerando necessidade de ações quase sempre não realizadas. A sobrecarga de adrenalina aliada à repetição incansável de eventos que exigem ação coloca o sistema "rodando" em capacidade máxima e constante. Não acontecem "paradas" para reorganização da "maquina humana" e o corpo começa entrar em desequilíbrio ou em dissonâncias. E assim que começam os sintomas citados na imagem.

Solução? Claro que tem sim. Tenho tido muitos resultados bacanas trabalhando com meus clientes de desenvolvimento de carreira (e só não consultório). O trabalho pontual de redução de sintomas de estresse passa pela promoção da auto percepção sensorial, respiração e exercícios específicos para alívio dos sintomas. Como intervenções objetivam melhorar a qualidade de vida como um todo.

Dicas: melhore seu padrão respiratório e já estará no caminho da cura. Busque apoio psicoterápico. Um bom profissional, atualizado, vai te orientar o caminho que pode ir desde atividades de apoio e especializadas até a obtenção de recursos pessoais para "dar conta" de sua própria saúde. Por fim, tome uma responsabilidade pela sua saúde e estude a respeito. Questione leia, busque... Afinal você é o principal interessado.

Por Glaucia Ribeiro
#grpsicologiaedesenvolvimento

Postagens mais visitadas